
Rio Quente foi descoberto em 1722, por Bartolomeu Bueno da Silva, um bandeirante que veio junto com sua tropa explorar a região. Diz a história que seu cão, fugiu de seu dono e entrou em um rio quente, de água escaldante, ao ouvir os gritos do cão, o bandeirante foi ver o que tinha ocorrido. Ele logo percebeu que era um rio de água quente. Após o resto do mundo saber da notícia, a região começou a receber turistas de diversas partes do mundo.
O município que antes era distrito de Caldas Novas, está em posição geográfica privilegiada, próximo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, Uberaba, São Paulo (cidade) e do rico interior paulista, de onde se origina o maior percentual da demanda de turistas.
Sua fonte de recursos está no complexo turístico do Rio Quente Resorts (anteriormente Pousada Rio Quente Resorts) que está localizada no bairro Esplanada, e é um resort de renome nacional que foi por muitas vezes eleito pela revista exame como o melhor resort do Brasil e emprega a maioria da população do município de Rio Quente e pessoas de cidades circunvizinhas como Caldas Novas e Morrinhos. Uma das atrações do Rio Quente Resorts está na constante renovação de toda a água das piscinas devido ao grande volume que brota de suas principais fontes termais.
No Bairro Esplanada, por onde passa o Rio de águas quentes, encontra-se os Hotéis Recanto das Águas Quentes, os Chalet's Vivendas das Thermas, o Condomínio Stay House unidades I e II e os Campings Esplanada e Rio Quente com estrutura completa para receberem seus visitantes e o suntuoso IMG Hotel Águas da Serra está localizado as margens do maior rio de águas termais do mundo.

O município conta com aeródromo municipal localizado a 5 km do centro da cidade e a 2 km do complexo turístico. A pista é asfaltada com 1100 x 18m, elevação 2.247' e conta com balizamento noturno. Os designadores de pista são 06 e 24.